quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Troca de fralda (passo a passo)

Se você é como eu e nunca trocou uma fralda, esse é um assunto palpitante porque nos próximos meses será uma das tarefas mais repetidas.

Dicas de quem é mãe de primeira viagem e aprendeu há dias a trocar fralda:

  • Separe tudo que irá precisar antes de estar com o bebê nos braços ou no trocador (não esqueça de incluir a próxima fralda, a limpa).
  • Se for destra posicione as coisas à direita e se for canhoto à esquerda, esse detalhe dá mais agilidade à troca. 
Aqui em casa sou destra e meu marido canhoto, acabei deixando tudo à direita porque troco mais fraldas que ele. Mas confesso que o pai está muito dedicado e também começou a trocar sozinho fralda com coco, com direito a mais coco no meio da troca rs


  • Não se prenda a um lugar até achar "o lugar" que achar mais confortável. 
Começamos trocando no sofá, forrando com o trocador portátil que veio na bolsa da Natura, também trocávamos na cama. Aí era um tal de pegar tudo e levar de um lado para o outro. Por um instante até um banquinho foi eleito o lugar para deixar as coisas para estar tudo organizado. Mas decretei o fim (pelo menos provisório) e levei tudo para cômoda, com direito a bandeja para ficar mais charmoso (esse kit com potinhos e bandeja é tema para outro post).


  • Tire a roupa do bebê um pouco acima da cintura (aconteceu de não fazer isso e fui premiada com xixi durante a troca que molhou a roupinha), mas antes verifique se o ambiente está frio.
  • Abra a fralda suja e logo dobre para dentro a fita adesiva ou o velcro, assim evita que prenda na sensível pele do bebê.
  • Veja o "estrago" e aproveite a parte de cima da fralda para passar no bebê tirando o excesso de sujeira. Essa dica é mega útil.
  • Depois de tirar o grosso é hora do algodão (lenço umedecido é melhor deixar para quando estiver na rua, pelo menos nesses início). Molhe o algodão na água e esprema com os dedos para tirar o excesso (nada deixar pingando água) de forma que ele fique esticado tipo uma folha de papel e não uma bolinha.
  • Comece limpando pela frente e não volte do bumbum para o início, isso pode gerar contaminação. Não economize no algodão, aos poucos você ajusta a quantidade que irá variar conforme o "estrago".
  • Com tudo limpinho passe a pomada da sua preferência (eu ainda estou testando) nas dobrinhas, virilha, e onde mais estiver vermelho e/ou achar necessário.
  • Feito isso é hora de colocar a fralda limpa que poderá já estar aberta embaixo da suja ou você pode tirar uma e colocar outra, segurando pelas pernas do bebê.
Ao pegar a fralda limpa abra-a toda, principalmente em toda a lateral. Repare que tem um detalhe na altura da perna para que se ajuste bem mesmo nos bebês miudinhos justamente para evitar vazamentos.

  • Feche a fralda de forma que fique justinha na cintura mas que você seja capaz de passar um dedo na cintura. MUITO cuidado com o coto ao fechar a fralda, porque é uma região sensível que pode fazer seu bebê soltar um agudo. Se a fralda for ficar em cima (na Pampers aqui fica) basta dobrar a ponta.
  • Não faz parte da troca mas é uma ótima oportunidade para colocar o álcool 70% no coto.


Encontrei um passo a passo que achei mega útil e deixo aqui o link como referência (tem fotos, o que também é ajuda): http://brasil.babycenter.com/l25008829/troca-de-fralda-passo-a-passo-fotos#/6

Nenhum comentário:

Postar um comentário