quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Como lavar as primeiras roupinhas do bebê?

Comecei a pesquisar para descobrir como lavar as roupinhas da Carolina. Aí surgiram algumas dúvidas: devo lavar tudo, inclusive cueiros e lençóis?
Será que devo ir lavando aos poucos, conforme for sendo usado ou melhor lavar tudo de uma vez?



Carolina herdou a cômoda da Natália (fofa de 6 anos que sempre cumprimenta a Carol e dá beijinho na minha barriga) uma cômoda com 4 gavetas e uma porta. Aí fiquei pensando se haveria alguma forma "ideal" para organizar as roupas e objetos dentro
O que colocar na primeira gaveta por exemplo, roupa ou objetos de utilidade?

Fui também pesquisar sobre o melhor sabão, se há algum líquido que indicam, se dá para colocar na máquina, se nessa primeira lavagem dá para deixar de molho no balde e depois enxaguar ou é algo mais elaborado etc.
Enfim, dúvidas é o que não poderia faltar numa mãe de primeira viagem, certo?

Minhas descobertas ao consultar um grande número de mamães compartilho aqui, para quem também tem essas (ou alguma dessas) dúvidas.
  • Mãe de primeira viagem lava a mão, mãe de segundinho já lava na máquina sem dó (principalmente porque a correria fica muito maior). Daí se conclui que não há problema em lavar na máquina. Todos sobrevivem. Mas alguns cuidados são legais: higienizar primeiro a máquina e não misturar as roupas do bebê com todo o resto da casa.
  • Uma dica legal também para colocar na máquina é primeiro fechar os botões e depois colá-las naqueles sacos para roupas delicadas ou dentro de uma fronha de algodão. Assim as roupas ficam mais protegidas.
  • Devemos lavar tudo sim, incluindo os paninhos. As roupas podem ir sendo lavadas por tamanho. RN e P para começar está muito bom. Mas se se empolgar e quiser lavar a M também é legal porque às vezes aquela indicação de tamanho é furada (aproveito aí para deixar outra dica que aprendi na prática: compare as roupas e separe-as por tamanho REAL e não pela etiqueta).
  • Sabão de coco é sempre o indicado. Ou seja, evitar muita química, muito cheiro, amaciante e coisas do tipo. Mas para facilitar a vida existem sabão em pó líquido e alguns, também líquidos, próprios para bebês, como Olá, que foi indicado por mais de uma mãe.
  • Para evitar manchas, uma boa dica é comprar um balde só para o bebê e já deixar de molho as roupinhas ao longo do dia. No final é só lavar tudo.
  • Para tirar alguma mancha evite ao máximo água sanitária ou produtos químicos. Há mães que usam vinagre e/ou talco nas manchas com sucesso.
  • Atenção especial no final, o mais importante é ENXAGUAR BEM, porque não deve ficar resíduos. Um dos motivos também pelo qual não se deve usar sabão em pó.
  • Fala-se muito também em passar as roupinhas para esteriliza-las com a alta temperatura. Mas se usar lava e seca já estarão esterilizadas por conta da alta temperatura na secagem.

Há luz no fim do túnel, esses cuidados não serão para sempre. Tem quem defenda para o primeiro trimestre e outros para o primeiro semestre. Conversar com o pediatra e tirar as próprias conclusões é sempre o melhor.

Ah, sobre a arrumação na cômoda ainda estou avaliando o que será melhor aqui em casa. Por enquanto estou tendendo a arrumar caixas ou cestinhas para ajudar na organização. Depois conto mais. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário